sexta-feira, 29 de julho de 2011

VOLTA AS AULAS

   Não poderia deixar de postar aqui um "VOLTA AS AULAS".


Inicio de semestre, alunos empolgados começando os cursos, outros dando continuidade e alguns retornando a escola na expectativa e na busca de mais conhecimentos. Tudo muito movimentado aqui no SENAI-Barbacena, todos muito receptivos, expectativas de novos projetos, mas temos que nos atentar a saúde, higiene e bem estar neste retorno. Alguns pontos tais como nos cuidar quanto ao peso de carga das mochilas e bolsas, que sempre há exageros, então algumas dicas para isso são:
  • Carregar somente o necessário. Observar o horário todo dia ao sair da escola, para saber qual material fará parte de sua mochila no dia seguinte.
  • Evitar transportar matérias estranhos as aulas. Revistas "polémicas", jogos eletrônicos ou não, aparelhos ou objetos diferentes as aulas. (Já que não é permitido o uso, então são cargas desnecessárias).
  • Procurar utilizar bolsas, mochilas ou sacolas adequadas, com regulagem de altura para adequar ao seu tamanho (procurar uma que se adapte melhor a você para que não atrapalhe sua postura), com tecidos leves e ventilados (onde toque o corpo para não atrapalhar a transpiração).
   Temos que ter em mente que estaremos dividindo espaço com muitos colegas, e que devemos fazer nossa parte evitando:
  • Jogar lixo no chão.
  • Vandalizar os espaços.(este expressamente proibido, rsss).
  • Desrespeitar os colegas e professores, assim como demais funcionários.
  • Quebrar regras do estabelecimento.
  • Transitar em espaços sem devida autorização.
  • Mexer, alterar, ou operar equipamentos sem autorização ou conhecimento.
   Alem do mais devemos ter bom senso quanto a higiene pessoal e coletiva para manter a saúde e o bem estar. Então fiquem atentos e se policiem, em caso de duvidas acessem sites de "saúde e segurança no trabalho", irão encontrar dicas e informações surpreendentes que servem para o convívio social. Aqui vão alguns links que podem ser úteis:
   Bom queria então desejar um grande e maravilhoso "VOLTA AS AULAS" a todos os alunos da nossa escola, e dizer também que nos sentimos lisonjeados com a presença de vocês e que estamos aqui para atender a todos muito bem.

Abraço a todos.
         CASTER LUZ.

INSTALAÇÕES ELETRÍCAS SEGURAS


MATERIAIS E SERVIÇOS

A contratação de um projeto elétrico contribui também na economia do cliente, que terá uma previsão mais exata de quantidade e custos, evitando desperdícios. Alem disso, a instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnicas NBR-5410, da ABNT. É ele que da os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações de baixa tensão devem apresentar, garantindo, assim, seu correto e seguro funcionamento.
Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e exigidos certificação do fabricante. A instalação devera ser feita dentro das normas previstas na NBR-5410, isso vai dar segurança para os profissionais e usuários consequentemente protegendo o património.
A qualidade de uma instalação elétrica depende muito do serviço executado. No caso de uma reforma, é importante que o instalador execute de acordo com o projeto elétrico, e ainda que utilize acessórios e componentes certificados, adotando técnicas corretas e que atendam às normas existentes.
O uso de materiais de boa qualidade também é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente. Materiais como fios, cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, entre outros, são em sua maior parte avaliados e fiscalizados pelo Instituto de Metrologia – Inmetro.

CUIDADO COM ALGUNS MATERIAIS A DISPOSIÇÃO EM CERTOS FORNECEDORES
NÃO PAGUE PARA VER


Relato do Cláudio (dono do redes eletricas): Neste mês aconteceu um “problemão”. Na execução nas instalações de um cliente, devido a necessidade de ter uma extensão com capacidade para atender um equipamento, montamos uma com cabo PP 3 X 2,5 mm² com plug macho de 20 Amper e na outra extremidade uma tomada fêmea 25 Amper emborrachada, após a montagem ligamos na tomada existente e deixamos o lado da tomada emborrachada sobre um móvel sem ligar no equipamento e em dado momento o cliente pegou a tomada e levou um tremendo choque eu não acreditando achando que tudo seria uma brincadeira peguei  a tomada na mão, alem de sentir uma temperatura elevada (quente) também levei um choque. De imediato desligamos e desmontamos  a tomada verificamos que as terminações que por mim julgada segura por ter seu isolamento de borracha, na verdade não era, simplesmente a borracha protetora não fez o seu papel de isolante, acreditamos que a proteção simplesmente é borracha condutora. (material sem controle de qualidade) “reciclável”.
Com esse incidente acredito que alem desse acessório exista outros de péssima qualidade no mercado. É claro que mesmo com a reclamação com o fornecedor sempre existe uma desculpa por parte deles tipo. “pode deixar que eu vou encaminhar isso para o fabricante e ver o que esta acontecendo, nós sempre trabalhamos com esse produto e é a primeira vez que acontece isso e etc”, bem para não perder tempo e não procurar confusão achei melhor deixar prá la e informar aos colegas o fato.

Triste realidade



Dados de pesquisa revelam um perfil bem pessimista da realidade das instalações elétricas na capital paulista (tentei encontrar a mesma pesquisa em outros estados, inclusive em nossa Minas Gerais, mas não obtive sucesso, mas basta fazer uma analise com conhecidos e parentes que iremos perceber o fato). Conforme o amigo, engenheiro eletrico e tambem professor do SENAI BARBACENA Eduardo Paiva (Vulgo Dudu, Café e ai vai): "ninguem procura um engenheiro eletrico ou o crea antes de acontecer um problema". Aponto aqui alguns levantamentos que mais chamam a atenção:

Visão do usuário
  • 88,4% dos usuários consideram suas instalações elétricas “seguras” ou “aceitáveis”, enquanto apenas 56,9% dos técnicos que visitaram os locais as consideraram assim.
  • 34,5% dos usuários que consideraram suas instalações “inseguras” ou “muito inseguras” não estão dispostos a melhorá-las.
  • 31,4% dos usuários não estão satisfeitos com a quantidade de tomadas existentes nos lares. Por ser um número apreciável de insatisfeitos, talvez seja conveniente a normalização técnica e os regulamentos específicos estabelecerem novos padrões.
Mão-de-obra
  • 63,7% dos serviços de eletricidade nas residências são realizados por não-especialistas.
Residências com mais de 20 anos de idade
  • 50% não sofreram nenhum tipo de reforma nas instalações elétricas. Considerando-se o envelhecimento natural dos componentes da instalação (vida útil) e a provável inadequação de uma instalação tão antiga às necessidades modernas de alimentação de cargas, conclui-se que um número significativo de residências pode estar com suas instalações elétricas comprometidas.
  • 48,7% apresentam freqüentes desarmes de disjuntores ou queimas de fusíveis e 42% das atuações dos disjuntores ou fusíveis foram devido a sobrecargas no circuito.
Residências com mais de 10 anos de uso
  • São responsáveis por 100% do total de desligamentos que acontecem devido a curto-circuitos e 80% dos que ocorrem por razão de sobrecarga.
  • 75,1% dos choques elétricos ocorrem neste universo.
Violações à NBR 5410
  • 98,4% das residências não possuem o dispositivo DR instalado, que é um elemento obrigatório desde 1997 e fundamental para a proteção das pessoas contra os perigos resultantes dos choques elétricos.
  • 78,8% dos imóveis não separam os circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas.
  • 52,8% dos locais usam quadros de distribuição com partes em material combustível, como madeira.
  • 39,9% das instalações não obedecem a correta identificação de cor do fio neutro.
  • 26,6% dos casos não identificam corretamente a cor do fio terra.
21,8% das residências utilizam dispositivos fusíveis em seus quadros de distribuição, sendo que 60% destes são do tipo “rolha” ou “cartucho”. Isso viola as prescrições da NBR 5410, que somente reconhece os fusíveis fabricados conforme a norma NBR 11840 como aqueles adequados para a utilização na proteção de circuitos elétricos. 





A qualidade de uma instalação elétrica depende muito do serviço executado. No caso de uma reforma, é importante que o instalador execute de acordo com o projeto elétrico, e ainda que utilize acessórios e componentes certificados, adotando técnicas corretas e que atendam às normas existentes. 
O uso de materiais de boa qualidade também é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente. Materiais como fios, cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, entre outros, são em sua maior parte avaliados e fiscalizados pelo Instituto de Metrologia – Inmetro.

Imagem: Claudio – HPTEL

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Microsoft OFFICE 2010


Dificilmente encontramos uma pessoa que já tenha lidado com um computador e ainda não conheça o Microsoft Office, o famoso pacote de aplicativos para escritórios que nos permite editar textos, planilhas eletrônicas, apresentações e ainda gerenciar contatos e e-mails.
O Microsoft Office 2010 foi oficialmente lançado e traz as novas versões dos já conceituados aplicativos Word, PowerPoint, OneNote, Excel e Outlook. As ferramentas trazem principalmente novos recursos para conferir uma melhor aparência aos documentos criados e melhorar a produtividade do usuário. 

Novidades

Os aplicativos do Office ganharam a capacidade de aplicar facilmente efeitos visuais em imagens, estilizar vídeos em apresentações e capturar a tela do computador aplicando-a diretamente nos aplicativos do pacote. Com isso, evitamos recorrer a aplicativos de terceiros.


O famoso menu Ribbon, gerador de polêmica na transição entre as versões 2003 e 2007, se manteve praticamente inalterado e agora pode ser utilizado também no Microsoft Outlook. Com o visual mantido, evitou-se os contratempos que teríamos para reaprender a utilizar os aplicativos.

Prós

  • Mantido o visual da versão 2007, realizadas apenas alterações para melhorar a visualização de suas funcionalidades;
  • Seus aplicativos permitem aplicar efeitos às imagens sem recorrer a um editor específico;
  • Realiza a captura de telas a partir de suas ferramentas, incorporando automaticamente a imagem obtida ao conteúdo do documento;
  • As planilhas do Excel agora permitem incorporar minigráficos individuais para cada célula, ampliando as possibilidades de análise;
  • É capaz de salvar arquivos em servidores por meio da Internet, associando-os às contas do Windows Live;
  • Inicializa os aplicativos com velocidade superior às versões 2007.

Contras

  • Requer cadastro e inserção de números seriais até mesmo para iniciar o período de testes;
  • Não fornece atalhos práticos para carregar os documentos armazenados online na conta da Windows Live;
  • Os novos recursos, mesmo depois de aplicados aos documentos, não podem ser aproveitados nas versões anteriores do Office, exigindo a troca das ferramentas;
  • Não vem com opção nativa para aplicar as barras de ferramentas clás
sicas, dificultando a migração de usuários que ainda utilizam a versão 2003 ou anterior.
Veja video:


       

Migrar ou não?

Para o usuário doméstico, o grande motivo para uma possível migração seria a facilidade de criar conteúdos com uma aparência melhor ou aproveitar planilhas com o novo recurso de minigráficos do Excel. Essas qualidades beneficiam principalmente aqueles que compartilham seus documentos.

As empresas, principalmente quando possuem o ambiente de servidores do SharePoint, tendem a se beneficiar também dos recursos que facilitam o compartilhamento dos documentos e a interação de seus colaboradores. Somente é preciso ter em vista que parte do conteúdo não será visualizado por versões anteriores.

Conclusões

A versão 2010 do Microsoft Office trouxe avanços importantes para facilitar o dia a dia de seus utilizadores na hora de gerar conteúdo visual, como apresentações com vídeos e imagens. Mesmo com as novidades, o pacote não inovou tanto quanto sua versão anterior, atingindo portanto a nota 8.5.
Confira no índice do texto, localizado na parte superior da tela, matérias que relatam de forma detalhada as novidades do pacote e dicas de como realizar sua instalação e compra. Com base nestas informações e no teste, é possível verificar se as novidades realmente justificam a migração.
Roda em Windows XP, 2003, Vista, 2008, 7
Disponível nos idiomas:  Português Português  

Configuração Mínima

  • Processador Pentium III/Celeron/K6/Athlon com 500MHz e 256MB de memória RAM.
  • Espaço no HD 3GB de espaço no HD.
  • Vídeo Placa de vídeo com pelo menos 64MB compatível com Directx 9.0c (Shader Model 3.0 e GPGPU) Ex.: nVidia GeForce 6700 XL ou nVidia GeForce 6600 GT ou ATI Mobility Radeon X1450 ou ATI Mobility Radeon X1300. Resolução mínima de 1024x576.
  • Conexão e Rede Conexão com Internet Requer para ativação online do produto..
  • Softwares Internet Explorer Em português Bronze No ranking semanal 6 ou superior, Windows XP Service Pack 3 (SP3) Em português Ouro No ranking semanal e Windows Vista Service Pack 1 (SP1) Em português Ouro instalados em sua máquina.
Baixar apostilas:

Word: http://www.4shared.com/document/5C_I6hBZ/word2010.html

Exel: http://www.4shared.com/document/7CJtyq36/excel2010.html

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/download/118/microsoft-office-professional-plus-2010/#ixzz1TN1vJ8NE

Dicas para faxina semanal em seu PC.

Você já notou que, no início, seu computador era um avião e agora parece uma carroça? Isso é resultado da instalação e remoção de programas, da criação e remoção de arquivos e de vários elementos inúteis que vão se acumulando e deixando o equipamento mais lento.
A solução é simples. Basta fazer uma faxina semanal para que esse efeito demore mais a acontecer. Veja algumas medidas básicas:

1) Acabe com os arquivos antigos.
Ao remover arquivos que não usará mais, você estará contribuindo para deixar seu computador mais rápido. Se não tiver certeza de que precisará deles ou não, faça o backup de todos os arquivos em um disco externo, em DVD ou na internet.

2) Desinstale programas que não usa mais.
O computador também ficará mais rápido com menos programas instalados. No Windows, clique em Iniciar > Painel de Controle > Programas e Recursos. Depois de analisar a lista de programas instalados, clique naqueles que não são mais usados e, em seguida, em Remover.

3) Use antispyware.
A maioria dos programas pode ser removida usando o processo descrito acima, porém há programas do tipo spyware que são mais teimosos. O Windows Defender (download gratuito em http://www.microsoft.com/windows/products/winfamily/defender/default.mspx) ou outro programa da mesma categoria detecta e remove esses programas. Você deve sempre ter um antispyware instalado e ativo, assim evitará que essas pragas virtuais se instalem em seu computador sem sua autorização. Depois de instalar o programa antispyware, execute-o para detectar e remover programas indesejados.

4) Remova arquivos temporários. Seu computador mantém arquivos temporários enquanto você usa, por exemplo, o Microsoft Word ou navega pela web. Ao longo do tempo, esses arquivos podem comprometer o desempenho do computador. Você pode usar a ferramenta Limpeza de Disco do Windows para se livrar desses arquivos. Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Limpeza de Disco.
5) Limpe o disco rígido. No caso de queda de energia ou quando um programa trava durante a execução, o computador pode apresentar erros em blocos de dados do disco rígido. Ao longo do tempo, esses erros tornam o sistema lento. Felizmente, o Windows inclui um programa de verificação de disco que exclui eventuais erros, ajudando a manter o bom funcionamento do equipamento. No Windows Vista, por exemplo, clique em Iniciar > Computador.  Em seguida, clique com o botão direito no disco rígido que deseja verificar e escolha Propriedades. Na guia Ferramentas > Verificação de erros, clique em Verificar agora.

6) Rearranje seus dados. Quando gravados em seu disco, os arquivos são divididos em partes que, ao longo do tempo, podem não ficar arranjadas de forma contígua. O resultado? Arquivos fragmentados que tornam mais lento o acesso aos dados Em outras palavras, o disco sabe onde estão todas as partes, mas demora para colocá-las todas juntas quando precisa do arquivo. O Windows traz uma ferramenta , o Desfragmentador de Disco, que rearranja as partes para deixá-las mais próximas. No menu Iniciar,clique em Computador. Escolha a unidade de disco que deseja desfragmentar e, em seguida, clique em Propriedades > Ferramentas > Desfragmentar agora.

7) Limpe a lixeira. A Lixeira mantém arquivos que você exclui ao longo do tempo. Você pode deixar seu computador mais limpo removendo esses arquivos permanentemente de tempos em tempos. Clique com o botão direito do mouse sobre a Lixeira e, em seguida, escolha Esvaziar.

8) Pegue leve com o histórico dos navegadores.
Os navegadores web armazenam em seu computador as páginas visitadas, organizando em um histórico diário. Embora esse recurso seja útil para manter informações, por exemplo, de uma semana, ele pode gerar problemas de desempenho caso comece a guardar dados por mais tempo. No Internet Explorer, vá em Ferramentas > Opções da Internet > Geral > Histórico de Navegação > Configurações. No item Quantos dias as páginas ficam no histórico, escolha o período que for mais conveniente para você.  No Firefox, a mesma configuração pode ser feita em  Ferramentas > Opções > Privacidade > Histórico > Usar configurações personalizadas, no item Memorizar as páginas visitadas por pelo menos XX dias.

9) Organize seus e-mails.
É provável que você tenha um filtro contra spam no Microsoft Outlook ou outro programa de correio eletrônico. O que eles fazer é desviar mensagens identificadas como spam para uma pasta, em geral, chamada Lixo Eletrônico. Analisá-la periodicamente para verificar se alguma mensagem foi mal interpretada com spam e apagar as que, de fato, são inúteis é uma ótima conduta para não sobrecarregar o programa e se livrar das mensagens indesejadas. O mesmo deve ser feito com a pasta de Mensagens Excluídas.

10) Planeje.
Algumas dessas tarefas podem ser realizadas automaticamente pelo Windows, dispensando-o do trabalho sujo. Basta criar um cronograma de manutenção para o computador e definir o que se deseja fazer, normalmente, em períodos que a máquina está ligada, mas não está sendo utilizada (por exemplo, durante o horário de almoço).  Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Agendador de Tarefas. No menu Ação, clique em Criar Tarefa Básica. Digite um nome para a tarefa e uma descrição opcional e, em seguida, clique em Avançar. Selecione a frequência com que deseja realizá-la, por exemplo, semanalmente,  e clique em Avançar novamente. Especifique o período do agendamento. Clique em Iniciar um programa e em Avançar.  Agora, basta informar o nome do arquivo do programa que deseja executar, como cleanmgr.exe e encerrar o processo.
Observação: as orientações sobre como realizar as configurações sugeridas aqui podem variar entre versões de sistema operacional e aplicações.